Feminismo não é femismo!


Ei, você que diz "Não sou feminista mas...", sim você mesmo. Está na hora de parar e aprender um pouco mais sobre feminismo. "Mas feministas querem ser superior ao homem..." Para! PARA!! Você tem que aprender seriamente a diferença entre Femismo e Feminista! Por mais que as palavras sejam muito parecidas seus significados são um tanto quanto diferente.

Então vamos começar a dissecar as coisas para que possamos enter melhor o conceito de cada uma delas.
Machismo: No infinitivo exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; comportamento que tende a negar a mulher extensão de prerrogativas ou direitos do homem; baseia-se na super valorização das características físicas e culturais associadas com o sexo masculino. Homem se acha superior a mulher.
Femismo: Sinônimo de Machismo, na definição da web, é uma expressão que hipoteticamente significaria um conjunto de idéias que considera a mulher superior ao homem, e que, portanto, deveria dominá-lo. Como um machismo às avessas. O que é bem diferente de...
Feminismo: É um movimento social, politico e filosófico pela igualdade de direito entre os gêneros; nem homens são superior nem mulheres são superiores, ambos ocupam a mesma posição lado a lado, homens também podem aderir ao feminismo.
O homem machista; aquele que acredita que "lugar de mulher é na cozinha"  e que a mulher foi feita para "esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque" e quando é em relação aos filhos "prendam suas cabritas porque o meu bode está solto" aquele que sai com o seu filho em lugares públicos (passei recentemente) "olha aquele filé filho" , é aquele que o filho troca sempre de parceira e é o "fodão", e se sua filha fizer o mesmo é uma "vagabunda", é aquele cara daquele bloquinho que te agarrou e te beijou a força mesmo você tendo dito não mas ele fez porque "ela deu brecha, e quando se dá brecha é porque está querendo", é esse mesmo cara que mexe com você na rua e justifica com "ela tava com shortinho mostrando a bunda".
A mulher do machista; é aquela que irá acatar a todas as decisões de seu parceiro impõe sem questionar ou reclamar.
Mas temos que ressaltar que nem todos os homens são machistas, muitos homens já aderiram a ideia da igualdade de gênero e acreditam que as mulheres podem conseguir seu espaço, por mais que muitos ainda não aceitem e critiquem "feminismo é falta de r***" "é tudo vagabunda" (e acreditem já ouvi isso até de mulheres) o feminismo anda conquistando um grande publico e dando cada vez mais passos para que a igualdade aconteça.
Por mais de um séculos mulheres lutam pela igualdade, e nesse processo, para que você hoje tivesse uma lei que te proteja, possa dirigir e ir a onde quiser, possa estudar, possa votar e ter uma profissão, foi um caminho difícil, muitas sofreram no processo, foram torturadas, agredidas e ate mortas, para que hoje você estivesse aqui indo para seu trabalho ou faculdade, pegando seu carro e indo até o shopping ou a um restaurante gastar o dinheiro que VOCÊ ganhou com o SEU esforço, pra quando um cara levantasse a mão ou te assediasse você pudesse ir a uma delegacia feita só para mulheres com toda a certeza que ali você encontraria amparo na lei, foram elas que lutaram para que hoje você tivesse toda a sua "liberdade e espaço" (entre aspas porque sabemos que ainda temos uma sociedade infelizmente muito machista), e se você usufrui de tudo o que elas conquistaram nesses anos para você e sonha com mais liberdade com mais igualdade, amiga desculpe te dar essa noticia desse jeito mas você é feminista sim.
Mas em resumo:
Machismo: Homem superior.
Femismo: Mulher superior.
Feminismo: Igualdade entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário